QUEM SOMOS

Criado em 16 de Setembro de 2011, o Blog Costa do Sol Ambiental tem por objetivo promover, congregar e informar, de forma eficiente, seus usuários sobre vagas de emprego, estágio e trainee, concursos públicos, cursos e eventos, como: congressos, feiras, workshops, conferências, reuniões e encontros que tratem da temática ambiental em nossa Região da Costa do Sol Fluminese. O Blog também aproveitará o seu espaço para dar visibilidade aos Cursos de Formação Superior e Técnico na área ambiental, além divulgar os artigos, interagir com outros espaços virtuais relacionados à temática e contribuir para a ampliação do debate sobre as questões ambientais através das publicações.
Mesmo sendo o Blog de abrangência Mundial, temos como área de interesse a Região da Costa do Sol. Situada ao norte da capital Rio de Janeiro, a Região é formada por 13 cidades que compreendem mais de 100 quilômetros de litoral: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, Quissamã, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema. Todas elas, com inúmeros atrativos naturais e culturais e uma rica biodiversidade, associada à naturalidade de um povo acostumado a receber e a tratar com simpatia todos os que visitam suas belezas naturais. Por essas e outras que a Região da costa do sol é reconhecida internacionalmente como uma das mais belas regiões do litoral do sudeste brasileiro.
No total, a atividade econômica que predomina na Região é o Turismo, mas esta nos últimos anos tem declinado em razão das profundas mudanças na economia e cultura local, cuja o responsável é o petróleo, que trouxe para as cidades que permaneciam rurais e/ou turísticas um fluxo intenso de pessoas e empresas prestadoras de serviço em busca do sonho do “ouro negro”, que prometendo salários atraentes e mudança de vida imediata, acabou no calor do momento esquecendo de publicizar os dois lados da oportunidade, onde só a mão-de-obra qualificada conseguiria adentrar o competitivo e exigente mercado de trabalho. Muitas destas pessoas acabaram se espalhando pela Região da Costa do Sol, ocupando cidade por cidade na medida em que eram expelidas pelo abusivo e despreocupado mercado imobiliário, que acabou sendo o primeiro a mostrar o quanto ocupação sem planejamento e a campanha de “Cidades das Oportunidades” sem ter o mínimo de planejamento urbano e de gestão financeira, sairiam caro aos cofres públicos, aos bolsos dos cidadãos e principalmente a natureza.
E assim, milhares de pessoas foram ficando nas cidades, vivendo da informalidade, nos subempregos e algumas sem a mínima condição de subsistência. Já que apenas uma pequena parcela conseguiu adentrar o serviço público ou ser aproveitada no setor turístico, que em razão da grande receita obtida direta e indiretamente através da indústria do petróleo, acabou tendo diminuído o interesse dos governantes da cidade em apoiar este setor.  
      A ocupação acelerada e desordenada do solo contribuiu para crescente desmatamento, a fragmentação da vegetação nativa, além do abando das Áreas de preservação Ambiental. Tudo bem, o problema da ocupação desordenada não é só de agora, esta região também já sofreu com a devastação para a criação de gado, cultivo de cana, monocultura, mas nada se compara a destruição para atender a urbanização.
Por muito tempo a inaptidão e a negligência governamental somada à ineficiência dos órgãos fiscalizadores e falta de políticas públicas para criação de moradias populares legais, reformas do sistema de transporte público, garantia do saneamento básico, assim como o reforço a segurança na cidade, também colaboram para a falta de qualidade de vida da maior parte da população e o surgimento de mais e mais problemas ambientais (que se desdobra em muitos outros). Graças à atuação de Comitês, ONGs, coletivos e a militância ambiental propriamente dita, a Região da Costa do Sol tem reagido frente a esse cenário e conseguido incutir nas governanças municipais o compromisso com as futuras gerações e a preocupação com a criação de políticas públicas ambientais, cujos princípios fundamentais estão assentados no objetivo de promover o desenvolvimento sustentável em seus pilares ambiental, social e econômico. Uma grande conquista se deu com a criação do Porque Estadual da Costa do Sol e o empenho dos municípios em criarem/reativarem seus espaços públicos de Gestão do Ambiente. Por esta e outras, o Blog abre seu espaço para contribuir com esta transformação de pensamentos e atitudes, valorizando e buscando promover toda e qualquer iniciativa ambiental da Região da Costa do Sol.
Bem, por hora só...
Saudações ecológicas.